Buscar
  • Palato

5 Curiosidades sobre o Natal que você não sabia!


O feriado mais famoso do ano está se aproximando, o Natal! Repleto de histórias e tradições que alegram a data, com as decorações únicas e encantadoras. Mas você sabe por que decoramos as casas com árvores enfeitadas? Ou como surgiu o Papai Noel?

O dia 25 de dezembro tem vários significados simbólicos para os religiosos, como a celebração do nascimento de Jesus Cristo. Mas ao passar dos anos, novos costumes foram adicionados de acordo com os hábitos de cada cultura.

Conheça algumas curiosidades sobre as tradições de Natal!


1. Papai Noel existe?

Sobre o bom velhinho Papai Noel, há várias histórias sobre o seu surgimento. Muitas dizem que no século V, um arcebispo turco, de nome Nicolau, presenteava as crianças pobres no Natal. Para homenagear o religioso, foi criada a representação do Papai Noel!

Para os ingleses, o Papai Noel mora na Lapônia, na Finlândia. Mas para os americanos, o Papai Noel vive no Polo Norte. A única certeza de ambos é que o bom velhinho mora em terras frias!

2. Natal sempre foi tempo de solidariedade

O poder de paz e solidariedade no Natal é tão forte em todo o mundo, que já é tradição na França, os inimigos se reconciliarem no Natal. E no restante da Europa, antigamente tinha um costume solidário bastante interessante: as famílias deixavam as portas das casas abertas para os desabrigados jantarem junto com a família no dia 25 de dezembro. Assim, originou-se o que chamamos de ceia ou banquete de Natal!

Outra representação da força da paz no Natal ocorreu em 1915, quando no auge da 1ª Guerra Mundial, os soldados britânicos e alemães deram uma trégua nos conflitos e transformaram o campo de batalha em uma grande confraternização, com trocas de presentes e até mesmo partidas de futebol entre os soldados. A comemoração perdurou por dois dias.


3. Como surgiu a árvore de Natal

A tradição de enfeitar pinheiros no Natal começou em 19850 com os ingleses. O príncipe Albert e a rainha Vitória tiveram a iniciativa de decorarem a árvore da casa, e o costume se espalhou pela população.

Mas a decoração original era com belas maçãs! Ao longo do tempo, as maçãs foram sendo substituídas pelas tradicionais bolas de Natal que conhecemos.

E você sabe por que é colocado uma estrela no topo da árvore? A estrela simboliza a proteção divina de acordo com a história bíblica, já que foi uma estrela que guiou os três reis magos até a manjedoura no nascimento de Jesus Cristo.

4. Montar o presépio nos lares

A tradição de montar o presépio veio da própria Igreja, com São Francisco de Assis. O santo foi responsável por popularizar este costume entre os fiéis. O presépio original foi montado em 1223, e era representado apenas com o menino Jesus, um boi e um jumento.


5. O Natal do outro lado do mundo!

No Japão, o Natal não é comemorado como imaginamos. O país de religião budista e xintoísta, comemora a data como os brasileiros comemoram o dia dos namorados! A iluminação do Natal ganha as ruas do país, mas apenas os apaixonados comemoram a data e trocam presentes.

#CuriosidadesdeNatal #Natal #comosurgiuaárvoredenatal #papainoel

SAC: 82 2126 3092

© 2018 Orgulhosamente criado por EM&X.

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon