Buscar
  • Palato

Saiba como organizar um chá da tarde

O costume europeu está cada vez mais presente em terras latinas, afinal de contas, quem não gosta de reunir amigos e familiares para uma boa conversa e aperitivos deliciosos? A tradição tipicamente inglesa, que começou em meados do século 17, quando a bebida foi introduzida na corte britânica, dura em torno de duas horas e, mais que um momento de comer e beber bem, é um evento social, por isso é comum a casa ficar cheia nesses momentos.


A principal curiosidade dessa tradição é que os ingleses não produziam o chá, ele era importado do vizinho Portugal, e tudo graças a Catarina de Bragança, filha de D. João IV. Logo depois, Anna Maria Russell, duquesa de Belfort, iria fazer do hábito de tomar um chazinho à tarde uma tradição que passaria de geração a geração. Interessante, não é?


Mas você sabe mesmo preparar um chá da tarde? Se não sabe, anote aí, porque temos dicas incríveis para você promover os melhores encontros!

Seja simples ou mais sofisticado, para celebrar encontros ou uma data especial, você vai precisar de alguns itens:


1 - Xícaras com pires


Se a intenção é fazer do chá a grande atração, um bom conjunto de xícaras será essencial. Você pode escolher modelo, acabamento e material de acordo com o tom do evento: mais rústico, clássico ou ousado. Vai do gosto e da criatividade de cada um!


2 - Bules


Esse item é clássico e sempre útil. Para manter as bebidas quentes por mais tempo sem abrir mão do charme que só o bule tem, vale a pena investir em uma peça de boa qualidade e com design arrojado, que harmonize com a proposta de chá do dia.


3 - Pratos de sobremesa


O chá da tarde está longe de ser um momento somente para apreciar a bebida; o evento pede descontração, reunião de pessoas queridas e, claro, um menu delicioso preparado para o dia. Por isso, apostar em pratinhos de sobremesa é uma ótima pedida, pois, além de práticos, são ideais para servir aquele bolinho ou torta que vai harmonizar superbem com a estrela do dia.









4 - Bowls


Se vai promover um chá completo, biscoitinhos e guloseimas não podem faltar. Os bowls (ou tigelas) vão te ajudar na missão de deixar a mesa impecável!











5 - Açucareiro


Este é indispensável. Para adoçar o chá, sucos ou café, o recipiente deve estar em um lugar estratégico à mesa. Ah! E é bom sempre ter adoçante à mão. Afinal, você pode receber convidados que não podem ingerir ou evitam açúcar.





6 - Guardanapos


Se o evento pedir requinte e sofisticação, é bom optar por guardanapos de tecido, mas se a ocasião for uma pequena reunião com pessoas mais próximas, no dia a dia, os de papel são a escolha ideal.




7 - Taças para água e suco



Nem só de chá vive o chá da tarde! Parece estranho afirmar isso, mas para enriquecer este momento tão especial, é bom ter sempre suco e água à disposição para os convidados, ok?





8 - Talheres


Claro que eles não podem faltar! Na hora de servir o bolo, de mexer o chá ou o café, eles são itens indispensáveis. Aqui, vale ressaltar que a escolha do jogo de talheres deve acompanhar a ocasião: momentos de comemoração pedem elegância. Fique atento para não errar a mão!


Ainda insegura para montar sua mesa? A gente te ajuda: dê o play no vídeo e veja uma sugestão para promover um chá da tarde perfeito. Passe no #PalatoCasa e inspire-se!



SAC: 82 2126 3092

© 2018 Orgulhosamente criado por EM&X.

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon