Buscar
  • Palato

Dicas para não errar na escolha da louça

Os pratos datam da antiguidade, quando eram fabricados em cerâmica, madeira e metal. A designação para o prato que conhecemos hoje surgiu no século XVI, substituindo, à época, as tábuas de madeira usadas durante o período medieval.


Quando foi inserido na França, era tido como item de luxo e usado somente em ocasiões especiais. A faiança (louça de barro coberta por um esmalte opaco com estanho) e a porcelana foram difundidas, juntamente com outros utensílios de serviço de mesa, no reinado de Luis XV, um dos reis que mais ostentavam riqueza e prestígio social.


Mas de lá pra cá muita coisa mudou, e hoje ninguém vive sem os pratos, não é? Seja para refeições e lanches rápidos ou para receber os amigos em casa, eles são itens indispensáveis. Na hora de preparar aquele jantar ou almoço especial, além do menu saboroso e equilibrado, é bom levar em consideração a composição das louças que apresentarão o cardápio do dia, pois são itens que trazem praticidade e requinte na hora de harmonizar a decoração da sua mesa.


Sabia que existe um tipo ideal para cada prato?


Em diversos formatos, tamanhos e texturas, as louças ganham os olhos dos mais desatentos. Para compor a mesa e escolher a louça certa, é importante saber o menu do dia, pois cada prato tem sua funcionalidade. Que tal saber quais são esses tipos?


Sousplat



Também conhecido como prato marcador, ele é o apoio do prato principal. Normalmente tem cerca de 30cm e é muito comum ser usado em jantares comemorativos, casamentos e festas formais, já que traz um toque de elegância ao momento.


Prato fundo


O famoso prato de sopa é ideal para servir entradas como caldos, cremes e, claro, sopas! Por seu formato mais anatômico, comporta bem alimentos com texturas mais líquidas e preserva a temperatura elevada por mais tempo.



Prato raso






Um dos mais conhecidos no nosso dia a dia, apresenta os formatos mais variados que encontramos no mercado. Ele atende à demanda das refeições cotidianas e daquelas à base de carnes e peixes.













Prato de risoto


Esse é tão especial que tem um prato só pra ele! A receita tipicamente italiana é servida nessa louça larga, com o fundo bastante delimitado, semelhante a uma cumbuca com bordas largas. Servido dessa forma, o risoto demora a esfriar, e sua degustação pode ser mais confortável e segura.


Prato de sobremesa


Todo cardápio que se preze precisa fechar com uma bela sobremesa, não é? Essa louça rasa, menorzinha, é ideal para servir vários tipos de doces, como bolos, tortas e pudins, receitas que apresentam uma consistência mais resistente.


Agora, você já pode vir conferir todos os jogos de jantar do #PalatoCasa e levar o seu favorito pra casa!

SAC: 82 2126 3092

© 2018 Orgulhosamente criado por EM&X.

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon