Buscar
  • Palato

Taças: saiba como usá-las

Pra quem curte receber os amigos e familiares em casa para um jantar ou almoço especiais, já se deparou com algumas dúvidas na hora de montar a mesa e de escolher as louças e taças. A gente já te deu ótimas dicas na hora de dispor os talheres (você pode clicar aqui) e, no post de hoje, vamos te ajudar a escolher e a dispor as taças. Afinal, nada melhor que um bom vinho ou espumante pra acompanhar, concorda?

Vinhos tintos pedem taças maiores. A mais popular, de longe, é a bordeaux, clássica, com seu bojo largo e borda estreita. Esse tipo de taça serve muito bem opções de rótulos mais encorpados, como cabernet sauvignon, tannat, syrah e merlot.


DICA DE OURO: os vinhos brancos e rosés devem ser servidos em taças menores! Como estes são servidos em uma temperatura mais baixa que os vinhos tintos, as taças menores são ideais para evitar que a bebida esquente.

Da esquerda para a direita: taça para água, flûte (para espumante), para vinho branco, taça bordeaux (para vinho tinto) e taça para vinho de sobremesa. A taça do tipo flûte é ideal para os espumantes, pois o formato comprido e estreito ajuda a manter a perlage (bolhinhas) da bebida, direcionando-as para o nariz na hora de beber.


Com os vinhos de sobremesa, como o vinho do Porto, a degustação é feita em pequenas quantidades, por isso o correto é servi-los em taças bem pequenas e com a boca estreita, para que o líquido chegue primeiro à ponta da língua, onde o sabor adocicado fica mais evidente.


Ah! E claro que esta todo mundo sabe: segure sempre a taça pela haste! Agora é só aproveitar um bom vinho na companhia de pessoas especiais. Assista ao vídeo e veja como montar a mesa do seu jantar!


SAC: 82 2126 3092

© 2018 Orgulhosamente criado por EM&X.

  • White Facebook Icon
  • White Twitter Icon
  • White Instagram Icon